quinta-feira, agosto 25, 2016

Sinais sonoros auxiliam deficientes visuais no acesso aos ônibus em Natal/RN.

Os deficientes visuais que utilizam o transporte público de Natal ganharam um reforço no acesso aos ônibus. Desde a segunda-feira (22), após a aproximação do cartão eletrônico na máquina, dois bips alertam que a roleta está liberada e o passageiro pode atravessar.

Para o presidente da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (Socern), Ronaldo Tavares, o novo sistema evita constrangimentos ao deficiente. “Era uma situação constrangedora porque nós tínhamos que pedir ajuda a terceiros. Não sabíamos quando a roleta estava destravada. Então, nos causava tremendas dificuldades. Até acende uma luz, mas só serve para quem enxerga”, revelou.

O sistema já está funcionando em 70% dos veículos de Natal. A intenção é que até a próxima segunda-feira (29) esteja em funcionamento em toda a frota, segundo Tavares.

Ainda de acordo com ele, a mudança no sistema foi solicitação da Socern e garante “garantir cidadania, inclusão social, acessibilidade, autoestima e independência da pessoa cega”.

Mais novidade
Ronaldo Tavares acrescentou que o próximo passo é a utilização do “Parlavoz”. O sistema consiste em um sintetizador de voz que vai informar a linha e o destino do ônibus que estiver na parada.

“Essa é a nossa luta para tornar Natal uma cidade acessível para todos, inclusive, às pessoas cegas”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário