terça-feira, abril 18, 2017

Jucá recebeu R$ 9 milhões para alterar MPs, diz delator da Odebrecht

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) recebeu R$ 9 milhões para alterar e aprovar medidas provisórias de forma que favorecessem a Odebrecht, afirmou o ex-executivo da empreiteira, José de Carvalho Filho.

A participação direta de Jucá no esquema milionário também é apontada na delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho. Os depoimentos fazem parte do inquérito 4426 do Ministério Público. 

Cláudio Melo Filho fala da influência do senador na aprovação da Medida Provisória 627/2013, que posteriormente virou a Lei 12.973/14.

O ex-diretor explica que a MP 627 diz respeito ao pagamento de impostos, imposto de renda e outros, sobre os lucros aferidos por empresas brasileiras que atuam fora do país. Em outras palavras, a aprovação da MP evitaria o aumento de impostos da empresa ao realizar obras no exterior.

Na delação, Cláudio Melo é perguntado se o senador Romero Jucá atuou para atender aos interesses da Odebrecht, que responde: "tenho certeza que sim. Ele ajudou no que pôde" (assista no relato acima, a partir de 18 minutos).

Para compreender a influência de Jucá na aprovação da MP, a procuradora pergunta se "ele atuou diretamente nesse sentido", e Cláudio responde: "o senador atuou nesse sentido. Sem dúvida nenhuma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário