sexta-feira, abril 25, 2014

Estudo revela que redes sociais aumentam conflitos entre casais.

Nada passa em branco nas redes sociais: uma curtida naquela foto nova de perfil ou um comentário mais gracioso em alguma publicação são suficientes para semear a desconfiança sobre as verdadeiras intenções por trás dos contatos virtuais. “Quem é aquela pessoa?” e “de onde vocês se conhecem?” são perguntas recorrentes. Com o tempo, ciúmes e insegurança acabam desgastando o relacionamento. 

Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, concluiu que o Twitter é responsável por potencializar conflitos na relação a dois, facilitando situações de infidelidade e desconfiança, separação e até divórcio - em casos mais extremos. Tudo isso porque, quanto mais ativo é o usuário dessa rede social, mais insatisfeito fica o parceiro, propenso a discutir e monitorar a vida digital do outro. “Nas redes sociais, você pode passar uma imagem que, na vida real, não é tão verdadeira assim. 

Desse jeito, é mais fácil começar novas amizades e é isso que acaba incomodando a outra pessoa, principalmente se ela já tiver um histórico de insegurança e desconfiança”, afirma a psicóloga comportamental Fernanda Corrêa, da clínica terapêutica Viva, em Campinas. A distorção da realidade também é um ponto comum em sites como Facebook, Twitter e Instagram, entre outros. Muitas vezes, um comentário inocente acaba interpretado da maneira errada, motivado pela dúvida em relação ao sentimento do parceiro. 

Se essas pequenas frustrações não forem discutidas com sinceridade, o problema pode ficar ainda mais grave. “Saber que o parceiro pode estar em contato com ex-namoradas e outras mulheres, talvez solteiras, é uma coisa que mexe com o temperamento de qualquer um. Mesmo que o casal faça um pacto de não interferir na individualidade do outro, as redes sociais podem acabar envenenando o relacionamento aos poucos”, acredita Margareth Signorelli, terapeuta e coach de relacionamentos. Para a especialista, a melhor solução é evitar a exposição e se distanciar das redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário