quarta-feira, abril 23, 2014

O mundo pode ter 1 bilhão de hipertensos.

Cresce número de hipertensos resistentes aos medicamentos
Especialistas alertam população para o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, próximo 26, pois em todo o mundo, aproximadamente 1 bilhão de pessoas podem ser portadoras da doença. Dados do Ministério da Saúde registram que no Brasil, entre a população com mais de 18 anos, 23% das mulheres e 20% dos homens sofrem de hipertensão arterial.

A doença é silenciosa, sorrateira que pode matar sem mesmo a pessoa tomar conhecimento que a possui, caso não faça exames periódicos e não tenha o hábito de medir a pressão.É considerada crônica, determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.

Prevenção 
O médico Ricardo Pavanello, supervisor do setor de cardiologia clínica do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, via assessoria de imprensa  da instituição, alerta as pessoas que por ser uma doença “silenciosa” é importante estar sempre com consultas e exames médicos em dia.

“Prevenção é a palavra de ordem e controlar os fatores de risco é a melhor forma para tal. O que acontece na maioria das vezes é o diagnóstico ser realizado quando acontecem alterações dos chamados órgãos-alvo, que são cérebro, coração e rins”, explica.

Pavanello destaca que relacionados ao cérebro, os principais sintomas são tontura, dor de cabeça e AVC nos casos extremos. No que diz respeito ao coração, o paciente pode apresentar desde dor no peito ao próprio infarto agudo do miocárdio. Nos rins, inchaço e diminuição do volume urinário são os principais sintomas.

O cardiologista aconselha: “Praticar atividades físicas, dieta equilibrada e com pouco sal, evitar cigarro e outras drogas, também são formas de evitar o problema”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário