sexta-feira, abril 25, 2014

No adeus, Timão deixa Pacaembu com oito títulos e quase 1.000 vitórias.

Entre 27 de abril de 1940 e 27 de abril de 2014, o palco aberto pela Prefeitura de São Paulo para a realização de grandes eventos na capital paulista teve tons mais alvinegros do que quaisquer outras cores. Entre grandes vitórias, algumas decepções e oito títulos mais importantes, o Corinthians se despede do Pacaembu neste domingo, em duelo contra o Flamengo, válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Justamente no aniversário de 74 anos do histórico palco.

O clube trata o adeus como oficial, mas ainda pode realizar partidas lá ao longo da temporada. Tudo depende do andamento das obras na Arena Corinthians e das exigências da Fifa. Um possível jogo de volta contra o Nacional-AM, pela Copa do Brasil, ainda poderia ser no Pacaembu. Mas a prioridade, a partir do próximo fim de semana, será a nova casa, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, onde se concentra a maioria dos corintianos da capital paulista. O primeiro jogo deve ser contra o Figueirense, dia 17 ou 18 de maio (a depender de confirmação da CBF).

Em diferentes momentos de sua vida, o Pacaembu foi casa de São Paulo, Santos e, hoje, também abriga o Palmeiras, que finaliza seu novo estádio onde antes ficava o antigo Palestra Itália. Mas foi o Corinthians quem mais jogou, e é o Corinthians quem mais conhece os atalhos do estádio municipal. Desde o primeiro triunfo, um emocionante 4 a 2 sobre o Atlético-MG, no dia da inauguração, o clube colecionou mais alegrias do que tristezas.

No total, são 1.686 jogos: começando com essa vitória sobre o Galo, terminando com outra vitória, sobre o Atlético Sorocaba, dia 23 de março passado. São 3.305 gols marcados, 1.922 sofridos. A maioria é de vitórias: 965, contra 395 empates e 326 derrotas. A média anual é de 13 triunfos em casa – número baixo porque o clube passou décadas mandando jogos também no Morumbi. Se a média recente fosse mantida, o Timão chegaria à milésima vitória em menos de três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário