terça-feira, dezembro 29, 2015

RN se mantém no topo do ranking de mortes por microcefalia no país.

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (29) o último boletim epidemiológico do ano sobre microcefalia. Os dados foram copilados até o dia 26 de dezembro. Até o momento, no Rio Grande do Norte foram registrados 154 casos suspeitos da doença em recém-nascidos. Também estão sendo investigados 10 óbitos suspeitos relacionados ao vírus Zika no estado.

Em termos proporcionais, o Rio Grande do Norte é o estado que conta com o maior número de óbitos suspeitos por microcefalia. A quantidade é igual a registrada na Bahia. No entanto, entre os baianos existem 271 casos em investigação. Em terras potiguares 154.

Na lista da quantidade de casos registrados, o RN é o quarto estado da federação. Os 154 casos suspeitos entre os potiguares é superado por Pernambuco, com 1.153 casos, Paraíba, com 476, e pela Bahia que registrou 271 suspeitas da doença.

Em novembro, o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para dar maior agilidade às investigações, que estão sendo realizadas de forma integrada com as secretarias estaduais e municipais de saúde.

Trata-se de um mecanismo previsto para casos de emergências em saúde pública que demandem o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública.

Também está em funcionamento, desde o dia 10 de novembro, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), um mecanismo de gestão de crise que reúne as diversas áreas para responder a esse evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário