terça-feira, setembro 20, 2016

Detran/RN lança campanha para divulgar Símbolo Internacional de Surdez.

O Detran/RN lançou uma Campanha para divulgação do Símbolo Internacional da Surdez. Todos os veículos conduzidos por deficientes auditivos no Estado serão identificados com o símbolo mundial. A entrega dos adesivos para condutores com qualquer grau de deficiência auditiva é realizada pela Clínica Médica, na sede do órgão em Cidade da Esperança.

Nesta quarta-feira (21), às 16h, haverá uma blitz educativa no prolongamento da Avenida Prudente de Morais conscientizando os condutores sobre a Campanha. Na quinta-feira (22), a ação será às 10h, na cidade de Extremoz. Na ocasião, os motoristas receberão material educativo e poderão ver o adesivo para reconhecer o símbolo.

O diretor-geral do Detran, Marco Medeiros, informa que o órgão está inserindo o símbolo às campanhas educativas e trabalhando de perto com os Centros de Formação de Condutores para repassar a importância dessa conscientização junto aos novos motoristas.

“Nós já distribuímos cartazes em todas as nossas unidades aqui em Natal e no interior do estado e, além disso, estamos propagando o uso do adesivo e o reconhecimento do símbolo para garantir maior eficiência na divulgação. Nosso interesse é contribuir da melhor maneira possível na promoção do respeito e integridade dos condutores com deficiência auditiva”, disse o diretor.

Para a promotora Estadual com atribuição em defesa da pessoa com deficiência, Rebecca Monte Nunes, a iniciativa da Campanha do Ministério Público com o Departamento de Trânsito vai colocar o Detran/RN como exemplo para outros estados. A promotora destacou que os órgãos chegaram juntos a um entendimento sobre as ações e o cronograma e assim todos ganham com a campanha sendo executada.

O símbolo internacional de surdez é uma maneira de identificar no trânsito as pessoas com deficiência auditiva total ou parcial e pode ser colocado em todos os veículos dirigidos pelos motoristas com essa necessidade especial, incluindo quem usa aparelhos auditivos ou quem já realizou implante coclear. Para solicitar, é preciso apresentar documento com foto e laudo médico atestando a necessidade.

A utilização do adesivo é opcional e voluntária, mas o Detran/RN reforça a importância do símbolo, pois serve de alerta os demais motoristas sobre a presença de pessoa com deficiência auditiva ao volante e traz maior segurança e respeito à condição especial.

A campanha do Detran/RN orienta aos motoristas com deficiência auditiva a fixar dois adesivos: um no vidro traseiro do veículo, para informar que qualquer solicitação deve ser feita por meio dos faróis altos e não por buzina; e outro no vidro dianteiro, para facilitar a identificação por agentes de trânsito e demais autoridades de trânsito no momento da abordagem. Via Portal no Ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário