quarta-feira, setembro 21, 2016

UFRN e UERN assinam cooperação para transferência de tecnologia.

Na 4ª Edição do Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte, que aconteceu no último dia 12, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz, e o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, assinaram termo de cooperação para compartilhamento de tecnologia, em específico as relacionadas aos Sistemas Integrados de Gestão (SIG-UFRN).

A assinatura do termo de cooperação entre a UFRN e uma instituição de âmbito estadual tornou-se possível após a aprovação e publicação da Resolução nº 007/16 - CONSAD, que alterou o art. 2º, II, alínea a, da Resolução nº 005/2013 - CONSAD, removendo a exigência de que instituições interessadas no processo de transferência tecnológica fizessem parte da rede federal de ensino ou educação.

Com a formalização dessa cooperação, a UERN se tornará a primeira instituição estadual a implantar os sistemas integrados de gestão da UFRN. Para Gibeon Aquino, Diretor de Sistemas da Superintendência de Informática (Sinfo), a assinatura do termo representa um importante marco. "A cooperação entre as Universidades é um importante passo para o fortalecimento da educação superior pública no Estado. Essas ferramentas já beneficiam diversas instituições e órgãos da esfera federal, além da própria UFRN. A possibilidade de ampliar estes benefícios para as instituições estaduais é algo muito positivo e promissor", afirma.

Segundo Pedro Fernandes, reitor da UERN, a expectativa é que a implantação e o uso dos sistemas facilite a rotina acadêmica da Universidade e permita que alunos e servidores sintam-se mais integrados à Instituição. Para o reitor, "os sistemas SIG conhecem as exigências do mundo acadêmico. Eles criaram uma realidade em que, onde estiver, o aluno, o professor e o técnico têm acesso a tudo o que querem fazer. E o melhor: tornaram possível o diálogo com a gestão - a união de questões administrativas e financeiras, por exemplo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário