terça-feira, março 28, 2017

8 mitos e verdades sobre o limão

O limão é um dos queridinhos da alimentação saudável. Na medicina ayurvédica, é recomendado tomar um copo de suco de limão com água morna de manhã, em jejum, para desintoxicar o organismo. Durante o dia, ele funciona como uma excelente fonte de vitamina C e alivia a retenção de líquidos, ajudando na perda de peso. Mas, afinal, o que é verdade e o que não passa de mito sobre esta fruta?

1. É detox
Mito. O limão possui antioxidantes, mas não desintoxica o organismo. No máximo impede a ação dos radicais livres nas células, evitando a oxidação, revela Carina Müller, nutricionista e chef de cozinha.

2. Fortalece o sistema imunológico
Verdade. Por ser rica em vitamina C (um antioxidante), a fruta atua diretamente no sistema imunológico, mas só se o limão for espremido e consumido em seguida. . “Como a vitamina C é sensível à luz, após meia hora o suco perde os benefícios desse nutriente”, afirma Anita Sanchs, nutricionista e professora da Escola Paulista de Medicina da Unifesp.

3. Com água morna auxilia o emagrecimento
Mito. A vantagem é que o corpo vai absorver mais rápido, por a água estar na mesma temperatura.

4. Ajuda na digestão
Verdade. O ácido cítrico do limão, quando consumido em jejum, estimula a produção de fluidos digestivos oriundos do estômago, fígado e pâncreas.

5. Combate a absorção de gordura
Mito. O limão ajuda na digestão, mas não quebra a aborção de gordura. Nem o abacaxi.

6. Agrava problemas gastrointestinais
Mito. O limão é uma fruta ácida, mas ele muda o pH e se torna alcalino ao entrar no corpo. “Em vários casos, isso pode até ser benéfico para condições gástricas”, afirma o nutricionista e educador físico, Ricardo Zanuto.

7. É benéfico para a dieta
Verdade. Contudo, em excesso pode fazer mal. Por isso, não abuse da fruta. “Substituir bebidas açucaradas por suco de limão sem açúcar é uma opção nutritiva para ser integrada à dieta”, afirma Ricardo Zanuto.

8. Evita retenção de líquido
Verdade. O potássio, presente na fruta, ajuda a manter o equilíbrio de líquidos no corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário