sábado, abril 01, 2017

Abril começa com chuva forte no Nordeste

VO mês de abril vai começar com boas condições de chuva por grande parte do Nordeste. Nos últimos dias de março, o estado da Bahia foi o mais favorecido pela chuva que veio volumosa em muitas localidades. Em algumas cidades como ,,  o excesso de chuva chegou a provocar alagamentos e deslizamentos.

Dados atualizados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostram volumes ainda acima dos 50 mm nas últimas 24 horas . Entre às 9 horas de quinta (30) e às 9 horas de sexta-feira (31) o acumulado chegou a 71,8 mm em Bom Jesus da Lapa , 60,7 mm em  e 57,2 mm em .

Maior chuva do ano em Salvador
Em Salvador, choveu 57,6 mm sendo o maior volume de chuva de 2017 no período de 24 horas registrado na estação convencional do INMET. O total acumulado de março está em 181 mm, ou 25% acima da média do mês que é de aproximadamente 145 mm.

Neste fim de semana a capital baiana volta a ficar em alerta para o risco de chuva forte. As áreas de instabilidade se intensificam sobre o interior da Bahia, o litoral e Recôncavo Baiano, incluindo Salvador. Como a capital já recebeu bastante chuva nos últimos dias, o solo está úmido ehá risco de novos deslizamentos de terra e alagamentos.

Chuva para todos
Principalmente o interior da Bahia, o sul do Maranhão e do Piauí , ficam com o tempo mais carregado e ainda são esperados grandes volumes de chuva passando de 100 mm. Também há potencial para ocorrência de alagamentos.

O Sertão do Nordeste também vai ficar instável com previsão de pancadas de chuva pelo menos até segunda-feira (3). Ocorrem aberturas de sol, mas a chance de chuva é alta pelo interior de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. A chuva pode ser forte pontualmente nessas áreas.

Nas áreas litorâneas da Região, a instabilidade tende a se espalhar por toda a costa leste e costa norte. A chuva aumenta nos primeiros dias de abril no litoral, entre o sul da Bahia, Rio Grande do Norte e o litoral do Maranhão. Na costa leste, o maior risco de chuva forte é para Salvador e . Na costa norte, todo o litoral pode ter chuva forte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário