Visando atender a demanda de início do ano letivo das 539 crianças e
adolescentes em tratamento, a Casa Durval Paiva promove, neste mês, uma
campanha de arrecadação de material escolar. Durante todo o período de
tratamento oncológico ou hematológico, os pacientes assistidos pela Casa
recebem o apoio pedagógico nas classes domiciliar/hospitalar, que
promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de
diversas faixas etárias, na perspectiva de minimizar as perdas
educacionais ocasionadas pelas dificuldades de acesso à escola ou pelo
afastamento total ou parcial das classes convencionais.
Rilder Campos, presidente da Casa, ressalta a importância da
iniciativa e participação da sociedade na campanha. “Através da
arrecadação e doação do material escolar, assim como, do suporte
pedagógico que oferecemos na Casa, queremos proporcionar aos nossos
alunos-pacientes não só a garantia do direito aos estudos e o resgate
das atividades cotidianas perdidas com o tratamento de saúde, mas também
que eles se tornem protagonistas de suas histórias e a sociedade
potiguar tem um papel fundamental na construção desse futuro. ”, afirma.
Um exemplo de superação pode ser contado pela paciente Aline Barboza,
que recentemente foi aprovada em 19º lugar na lista geral e em 1º lugar
na lista de deficientes do curso de Informática do IFRN. A adolescente
de 14 anos reside em Macaíba e todas as tardes frequenta a Casa, onde
para ela também se descortinou o universo digital. “Foi nas aulas de
informática que aprendi a usar o computador para estudar, agora vou
começar o ensino médio no IFRN, era um sonho, fiquei muito feliz”,
destaca.
Quem quiser ser parceiro na iniciativa pode doar: caderno (uma
matéria), canetas, lápis grafite, régua, corretivo, apontador, borracha,
cola bastão e comum, massa de modelar, estojo, giz de cera, tesoura,
coleção de madeira e hidrocor. O material pode ser entregue na Rua
Clementino Câmara, 234, Barro Vermelho e ainda no período de 21/01 a
01/02 na Livraria Câmara Cascudo da Av. Rio Branco, na Cidade Alta.
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