A governadora potiguar Rosalba Ciarlini entregou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ofícios solicitando a construção de dois presídios: um para mulheres e outro para jovens entre 18 e 24 anos.
O ministro deverá responder aos pedidos até o dia 2 de setembro, quando lançará a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 no Rio Grande do Norte. Na viagem ao estado ele também deverá visitar a Penitenciária Federal de Mossoró.
Os dois presídios deverão ser construídos com recursos do Fundo Penitenciário Nacional, através de convênio a ser firmado entre o governo do Rio Grande do Norte e o Ministério da Justiça. No final de maio, Rosalba e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, reuniram-se com o ministro José Eduardo Cardozo para tratar sobre a superlotação do sistema prisional potiguar.
Naquela ocasião, o ministro Cardozo prometeu priorizar o RN, em virtude da difícil situação enfrentada pelo estado. Nessa nova visita, Rosalba esteve acompanhada pelos três senadores potiguares (Garibaldi Alves, José Agripino e Paulo Davim) e pelos deputados federais Henrique Eduardo Alves, Felipe Maia e Sandra Rosado, além do ministro Garibaldi Alves Filho.
“Solicitamos a implantação de uma penitenciária feminina dentro dos padrões que o governo federal está lançando, com condições para que as mulheres possam ser recuperadas através do trabalho, contando com o apoio de creche e berçário e dispondo de atendimento médico. Também pedimos um presídio para jovens, pois é cada vez maior a criminalidade na juventude”, explicou a governadora Rosalba Ciarlini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário