quarta-feira, janeiro 30, 2013

Anvisa faz 'pente-fino' em hospital onde 3 morreram após ressonância.

Uma equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ligada ao Ministério da Saúde, iniciou na manhã desta quarta-feira (30) em Campinas (SP) o acompanhamento da investigação da causa da morte de três pacientes após serem submetidos a exame de ressonância magnética de crânio na segunda-feira (28) no hospital particular Vera Cruz. Cinco técnicos especializados em epidemiologia se reuniram com a Vigilância em Saúde da cidade para compatilhar informações do que já foi coletado e analisado. Eles também farão uma vistoria nas instalações e estoque do hospital.

Segundo a assessoria de imprensa da Anvisa, é possível que haja a interdição, em âmbito nacional, do lote dos medicamentos usados nos pacientes. Nesta quarta-feira (30), a Secretaria Estadual de Saúde publicou no Diário Oficial do Estado a lista com sete contrastes e soros, além dos respectivos laboratórios, dos mesmos lotes encontrados no Vera Cruz que tiveram o uso e comercialização interditados de forma cautelar no estado de São Paulo.

Entre as suspeitas da causa das mortes estão problemas com o contraste, composto químico aplicado nos pacientes antes do exame, ou no soro fisiológico, aplicado neles após o procedimento. A investigação é conduzida pelo Departamento de Vigilância Sanitária de Campinas (Devisa), mas na tarde desta terça-feira técnicos da Vigilância Sanitária Estadual também acompanharam os procedimentos a pedido do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário