quarta-feira, janeiro 30, 2013

Chocolate pode diminuir tosses frequentes, diz estudo.



É sempre bom arrumar uma desculpa para comer mais chocolate. É melhor ainda quando a justificativa para o consumo do doce tem embasamento científico e inclui benefícios para a sua saúde. A novidade de acordo com o jornal britânico The Daily Mail é que pesquisadores ingleses descobriram que o chocolate pode funcionar como uma espécie de remédio para a tosse. Isso porque os estudos mostraram que uma substância presente no cacau tem o poder de reduzir consideravelmente os sintomas das tosses agudas e crônicas. 

Cerca de 300 pessoas com tosses frequentes estão participando de testes clínicos em hospitais e receberem doses diárias de um composto químico chamado teobromina – naturalmente derivado do chocolate. A administração da substância ocorre duas vezes por dia durante duas semanas. Os primeiros indicadores apontam que 60% dos pacientes demonstraram algum tipo de melhora. 

No entanto, não se trata de uma cura, já que os sintomas tendem a reaparecer assim que o tratamento é interrompido. Os pesquisadores acreditam que o consumo de uma barra de chocolate amargo por dia seria o suficiente para a absorção da quantidade necessária de compostos ativos para prevenir os sintomas da tosse crônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário