quinta-feira, julho 25, 2013

Hepatite viral é responsável por 50% dos transplante de fígado no Brasil.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Hepatologia, 50% das indicações de transplantes de fígado são decorrentes das hepatites virais. Sendo que 75% dos casos de problema no fígado estão relacionadas com a doença. As hepatites B e C são responsáveis pela inflamação persistente do fígado, mas se mantém silenciosa por muito tempo até provocar cirrose ou câncer levando o  paciente a óbito.

Segundo informou o médico e chefe do Centro de Hepatologia do Hospital das Clínicas (Ufba), Raymundo Paraná Filho, atualmente no Brasil existem três milhões de pacientes infectados com o vírus das hepatites B e C. Desse total, 150 mil estão na Bahia, sendo que a maioria dos infectados desconhece a doença por não apresentar sintomas.

De acordo com o médico, existem cinco tipos de hepatite virais: A, B, C, D e E. Ele ressalta que existe cura e controle da doença, se descoberta antes do fígado ficar insuficiente. Entre o grupo de risco, segundo o especialista: pacientes que realizaram transfusão de sangue antes do ano de 1994, quem fez tatuagem em local não autorizado pela Vigilância Sanitária, quem realizou tratamento dentário com profissionais não diplomados, quem fez uso de injeção venosa com seringa não descartável entre os anos 70 e 80, usuários de drogas venosas e pessoas que tiveram doenças sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário