sábado, julho 27, 2013

Papa propõe diálogo como solução para "protesto violento" e "indiferença egoísta".

Em discurso direcionado a autoridades, diplomatas, políticos e artistas, realizado na manhã deste sábado (27), no Theatro Municipal, na área central do Rio de Janeiro, o papa Francisco propôs o "diálogo" como solução para protesto violento e indiferença egoísta.
"Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo", relatou o pontífice, que afirmou que um país cresce, quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais. "Quando os líderes dos diferentes setores me pedem um conselho, a minha resposta é sempre a mesma: diálogo, diálogo, diálogo."

É a primeira vez que o pontífice se manifesta sobre a violência dos protestos populares que acontecem no Brasil. Ontem, manifestantes pediam por um "estado laico" durante ato contra gastos com a vinda do papa Francisco e a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), nos arredores do palco montado em Copacabana para receber o sumo pontífice. A polícia acompanhou o ato, mas sem entrar em confronto, diferente do dia anterior. Em São Paulo, paulistas protestaram em apoio aos cariocas e o ato terminou com cinco agências do Itaú, uma do Bradesco e uma do Santander destruídas, a depredação de semáforo, relógios SOS e canteiros centrais.

Segundo Francisco, o diálogo é a única maneira para uma pessoa, uma família, uma sociedade crescer. "É a única maneira para fazer avançar a vida dos povos é a cultura do encontro; uma cultura segundo a qual todos têm algo de bom para dar, e todos podem receber em troca algo de bom. O outro tem sempre algo para nos dar, desde que saibamos nos aproximar dele com uma atitude aberta e disponível, sem preconceitos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário