terça-feira, julho 23, 2013

Lei que tornar concursos mais justos; veja mudanças.

Há cerca de dois anos, a advogada Janaína Andrade foi aprovada em um concurso do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas nunca foi chamada. “Passei em 117º lugar, mas só chamaram uns 50, porque grande parte das vagas disponíveis foi ocupada por servidores requisitados de outros órgãos”, reclama ela.

Indagada sobre a quantidade de vagas oferecidas no edital, Janaína apontou outro problema: “Era para cadastro reserva. Eles tinham vagas, mas não quiseram se comprometer, então disseram que era para cadastro reserva. Muitos concursos fazem isso”, conta a ex-concurseira que, cansada de esperar pela nomeação, hoje trabalha num escritório privado.

Quando a lei geral dos concursos, aprovada pelo Senado, passar também pela aprovação da Câmara de Deputados, as situações descritas pela advogada deixarão de existir.

Ou pelo menos deixarão de ter amparo legal. O projeto, de autoria do senador Marconi Perillo, cria regras para a aplicação de concursos públicos e já tramita no Congresso desde 2010. Agora, depende apenas da aprovação na Câmara, que está em recesso e retorna às atividades no dia 1º de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário