sexta-feira, junho 30, 2017

Novo golpe no Whatsapp engana brasileiros com promessa de emprego em supermercado.

Criminosos estão aproveitando as dificuldades econômicas dos brasileiros para sequestrar dados em um novo golpe no WhatsApp. Um falso processo seletivo na rede de supermercados Carrefour, com salários de até R$1.852, está sendo disseminado por meio do aplicativo.

As informações foram divulgadas pela empresa de segurança mobile PSafe, que afirma que mais de 200 mil pessoas já compartilharam a falsa promessa em apenas 24 horas. O gerente de segurança da PSafe, Emilio Simoni comenta que o golpe se espalha com velocidade.

— O número de acessos desse golpe não para de crescer, com média de 10 mil cliques por hora, devido à rápida disseminação via WhatsApp.

Ainda de acordo com o especialista, o golpe consiste em receber um link pelo aplicativo de mensagens instantâneas, alertando que a rede de supermercados está contratando profissionais com urgência, sem necessidade de ter experiência e para início imediato.

Ao acessar o endereço para checar as vagas disponíveis, é solicitado que o usuário responda a três perguntas para poder se candidatar (“Você conhece ou frequenta o Carrefour da sua cidade?”, “Você tem carteira de trabalho e realmente está interessado nessa vaga?” e “É maior de 18 anos?”).

Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada para uma nova página na qual alega que, para poder agendar a suposta entrevista de emprego, ela deve compartilhar a oportunidade com 15 amigos via WhatsApp, para que possam “preencher o mais rápido possível as vagas”. Dessa maneira, o golpe é disseminado, atingindo um maior número de pessoas, explica Simoni.

Após o compartilhamento com os contatos, o usuário é encaminhado para se cadastrar em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro, segundo a PSafe.

O ataque ainda conta com comentários de falsos usuários alegando que conseguiram a vaga de emprego, com o intuito de validar o golpe, como, por exemplo, “ Estou contratada, graças a Deus”, “ Gente, vou começar a trabalhar amanhã” e, até mesmo, “Juro que pensei que era mentira, mas não é”.

Para não se tornar uma vítima de hackers, a dica é sempre consultar as páginas oficiais de empresas para se certificar de que se trata de uma oportunidade verídica.

— Os cibercriminosos tendem a desenvolver golpes que, supostamente, atenderiam às necessidades de uma grande parcela da população e ainda utilizam o nome de marcas reconhecidas para trazer credibilidade. É preciso que as pessoas fiquem atentas a qualquer tipo de promoções exageradas que chegam por mensagens, checando sempre se a promoção é real ao entrar em contato diretamente com a empresa.
 
A companhia de segurança ainda orienta que, caso o usuário tenha caído no golpe, entre em contato com a operadora do seu celular para cancelar o serviço de SMS pago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário