quinta-feira, fevereiro 01, 2018

Número de mortes por febre amarela no estado do Rio chega a 13

Mais uma pessoa morreu de febre amarela no município de Rio das Flores, elevando para 13 o número de óbitos causados pela doença este ano no estado do Rio de Janeiro. A informação consta do boletim epidemiológico divulgado na noite desta quinta-feira (1º) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).

As mortes ocorreram em oito municípios: Valença (4); Teresópolis (2); Rio das Flores (2); Nova Friburgo (1); Miguel Pereira (1); Cantagalo (1); Paraíba do Sul (1) e Sumidouro (1). Os dados levam em consideração o local de provável infecção.

Em 2018, 34 pessoas já contraíram a doença no estado.  A principal preocupação das autoridades da área de saúde é o município de Valença, que concentra 41,1% dos registros. Até o momento, a doença fez 14 vítimas na cidade, das quais quatro morreram.

A febre amarela é causada por um vírus da família Flaviviridae e atinge seres humanos e macacos. No meio rural e silvestre, a doença é transmitida pelo mosquitos Haemagogus e Sabethes. Em área urbana, o vetor é o Aedes aegypti, o mesmo da dengue, zika e chikungunya.

No entanto, desde 1942, não há registro de febre amarela urbana no Brasil. A principal medida de combate à doença é a vacinação, que é ofertada gratuitamente à população no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário