sexta-feira, fevereiro 02, 2018

No Rio, dois espaços acolherão filhos de ambulantes que trabalharem no carnaval

Os vendedores ambulantes que trabalharem no carnaval carioca terão dois espaços para deixar os filhos enquanto exercem suas atividades: Obra do Berço, na Lagoa, e Educandário Romão Duarte, no Flamengo. Trata-se do Projeta Rio, uma iniciativa da 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

O objetivo é oferecer um local de convivência para as crianças de até 11 anos enquanto seus pais trabalham nos desfiles ou nos blocos de carnaval, de forma a protegê-las para que não fiquem expostas durante a festa. Nos dois espaços, serão realizadas atividades recreativas e pedagógicas. As crianças também terão direito a alimentação e acesso a estruturas para higiene pessoal e para dormir.

O serviço funcionará 24 horas por dia, do sábado (9) à Quarta-Feira de Cinzas (14). No entanto, os pais ou responsáveis deverão buscar as crianças será das 8h às 17h e, excepcionalmente, na quarta-feira (14), da 8h às 12h.

Nesse período, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos circulará pelas ruas da cidade orientando os vendedores ambulantes a encaminhar os filhos para um dos dois centros de acolhimento.
A iniciativa não é inédita – os locais de acolhimento já funcionaram no ano passado.

Segundo o TJRJ, a ideia surgiu da percepção de que muitos trabalhadores humildes, com poucos recursos financeiros, não têm condições de deixar os filhos com babás ou cuidadores. Neste ano, porém, o Projeta Rio foi ampliado, pois, no ano passado, a parceria ocorreu apenas com o Educandário Romão Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário