O Brasil tem 4.283 escolas públicas que desde 2007, primeiro ano em que
foi possível avaliar a evolução do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb), jamais conseguiram atingir suas metas
individuais calculadas pelo governo federal.
Os cálculos do levantamento incluem apenas as escolas de ensino
fundamental que tiveram o Ideb calculado nestes três anos. Segundo
levantamento feito a partir dos dados do último Ideb divulgados pelo Ministério da Educação,
1.828 escolas não conseguiram atingir a meta dos primeiros anos do
ensino fundamental, 2.232 escolas ficaram abaixo da projeção nas turmas
dos anos finais do fundamental e 223 escolas tiveram índices abaixo do
esperado em 2007, 2009 e 2011 tanto nos anos iniciais quanto nos anos
finais do ensino fundamental.
O Ideb foi criado pelo governo federal para medir a qualidade das
escolas e redes de ensino. Ele é calculado a cada dois anos desde 2005
com base no resultado da Prova Brasil e nas taxas de reprovação. Há
indicadores calculados para cada escola, rede de ensino, município,
estado e o país.
Todas as instituições públicas têm uma meta própria para alcançar a
cada dois anos nos últimos anos do ensino fundamental I e fundamental
II. A nota vai de zero a 10. A expectativa do governo federal é que, em
2021, os anos iniciais do fundamental brasileiro alcancem o Ideb 6,0.
Para os anos finais, a meta é 5,5 pontos.
As 4.238 escolas representam 13,8% do total de 31.042 instituições que se encaixam nesta categoria. De acordo com o MEC, entre todas as instituições, 7.126 têm turmas tanto do ensino fundamental I quanto do ensino fundamental II, 15.392 só oferecem aulas dos anos iniciais do fundamental, e 8.524 instituições são apenas para turmas a partir dos anos finais do fundamental.
Mesmo sendo minoria, boa parte dos colégios abaixo da meta ainda não dá sinais de que possa alcançar a meta, que sobe a cada Ideb: 1.221 delas viram o Ideb 2011 cair em relação ao de 2009, o que indica um afastamento ainda maior da projeção feita pelo governo. Nesse grupo, 28 escolas estão nesta situação em ambos os ciclos do fundamental.
As 4.238 escolas representam 13,8% do total de 31.042 instituições que se encaixam nesta categoria. De acordo com o MEC, entre todas as instituições, 7.126 têm turmas tanto do ensino fundamental I quanto do ensino fundamental II, 15.392 só oferecem aulas dos anos iniciais do fundamental, e 8.524 instituições são apenas para turmas a partir dos anos finais do fundamental.
Mesmo sendo minoria, boa parte dos colégios abaixo da meta ainda não dá sinais de que possa alcançar a meta, que sobe a cada Ideb: 1.221 delas viram o Ideb 2011 cair em relação ao de 2009, o que indica um afastamento ainda maior da projeção feita pelo governo. Nesse grupo, 28 escolas estão nesta situação em ambos os ciclos do fundamental.
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