Mais da metade (55,4%) dos alunos do 3º ano do
ensino fundamental no país não leem e interpretam um texto de forma correta,
segundo informações da 2ª Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de
Alfabetização, a Prova ABC, divulgada ontem terça-feira (25) pelo movimento
Todos pela Educação.
Os dados mostram que 44,5% dos estudantes
atingiram pontuação acima do nível 175, que indica proficiência adequada em
leitura. O 3º ano é a série considerada limite para a alfabetização, segundo o
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
A avaliação, que
segue a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foi aplicada
no final de 2012 e teve a participação de 54 mil alunos de 1,2 mil escolas
públicas e privadas distribuídas em 600 municípios brasileiros. Metade da
amostra é composta por discentes do 2º ano do ensino fundamental e o restante
por estudantes do 3º ano. Na comparação por região, o quesito leitura teve pior
resultado na Região Norte, onde apenas 27,3% dos alunos do 3º ano tiveram
avaliação acima de 175 pontos. Ao atingir essa pontuação, os estudantes
conseguem identificar temas de uma narrativa, localizar informações explícitas,
identificar características de personagens em textos e perceber relações de
causa e efeito contidas nessas narrativas. O Nordeste (30,7%) também apresentou
resultado de proficiência adequada em leitura abaixo da média nacional. Mais de
um terço dos nordestinos (38,4%) fez menos de 125 pontos. O melhor percentual
foi verificado no Sudeste (56,5%), seguido pelo Sul (51,2%) e Centro-Oeste
(47,8%).
A Prova ABC é uma parceria do Todos pela Educação
com a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro e o Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
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