quinta-feira, agosto 29, 2013

Monte do Galo é destaque em exposição em Natal.

O Monte do Galo é uma das fontes da coleção do professor Antônio Marques que compõe o acervo da exposição que será aberta ao público nesta quarta-feira, 28, no Centro de Turismo em Natal. Entre mais três santuários, os altares visam divulgar o roteiro da fé do RN.

O imaginário religioso potiguar está ganhando um local de registro e visitação com a abertura ao público na próxima quarta-feira, 28, do Museu Casa de Milagres. O local funcionará na capela anexa ao Centro de Turismo de Natal e que abriga um acervo de cerca de 2.500 ex-votos da coleção do marchand e colecionador Antônio Marques. As peças foram, em sua imensa maioria, coletada nos Santuários do Rio Grande do Norte.

A ideia inicial era exibir o contexto artístico dos ex-votos coletados e apresenta-los como manifestação artística da cultura popular. Por muitas vezes desprezados pelos locais onde são depositados, os ex-votos chegam a ser queimados e enterrados, por não haver espaço suficiente para guarda-lo.

Ex-voto é o termo usado para designar um objeto deixado em um local de devoção religiosa em troca de uma graça alcançada. Em sua maioria são esculturas de partes do corpo esculpidas em madeira (as mais comuns no Brasil), mas no local é possível perceber que também há objetos em metal, gesso, plástico e pano, além de outros exemplos de lembranças como fotografias e miniaturas de casas e animais, que também são consideradas graças alcançadas pelos romeiros.

O professor Antônio Marques teve a ideia de começar a colecionar os ex-votos há cerca de 50 anos, quando era seminarista no Ceará. Inclusive os primeiros ex-votos da coleção podem ser vistos na exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário