quarta-feira, agosto 28, 2013

Uruguaio do Mais Médicos faz seu primeiro atendimento em PE.

O médico uruguaio Gonzalo Lacerda Casaman (de camiseta vermelha) atende mulher atingida por moto em Pernambuco (Foto: Daniel Carvalho/Folhapress )

O médico uruguaio Gonzalo Lacerda Casaman, 31 anos, do programa Mais Médicos, fez seu primeiro atendimento no Brasil nesta quarta-feira (28/08), por volta das 13 horas, ao socorrer uma mulher atingida por uma moto, no município metropolitano de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, onde está sendo ministrado o treinamento para os profissionais estrangeiros.

"Entendi tudo que ele disse", afirmou Helena Paulina de Araújo, 63 anos, ambulante. "Ele me disse para ficar calma, me tirou da rua e me examinou", afirmou. O médico vinha do almoço e contou ter ouvido um barulho forte. Em seguida viu a senhora no chão, no meio da Rua Eurico Valois, na área central, onde se localiza a Faculdade Miguel Arraes.

Casaman a levou para a calçada, fez um exame preliminar e percebeu escoriações no joelho e cotovelo esquerdos, sem gravidade. Como Helena foi atingida também no tórax, o médico pediu ao guarda de trânsito para chamar a emergência. Minutos depois, o atendimento do Samu chegou, fez curativos nas escoriações e levou a mulher para um raio X.

Gonzalo afirmou não ter imaginado que faria seu primeiro atendimento ainda nesta fase do programa e se disse feliz por ajudar. "É para isto que estamos aqui", afirmou.

Helena Paulina de Araújo se consulta no posto de saúde do bairro de Bela Vista. "Quase não tem médico lá", criticou, e elogiou o Mais Médicos. "Com certeza vale a pena os médicos estrangeiros."

Nenhum comentário:

Postar um comentário