sexta-feira, outubro 11, 2013

Bancários e FENABAM fazem acordo para acabar greve.

Agência fechada durante greve dos bancários, no Rio de Janeiro

Agência fechada durante greve dos bancários, no Rio de Janeiro 

Após 17 horas de negociação, o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo na madrugada desta sexta-feira para por fim à greve da categoria, que completou 22 dias. Na tarde desta sexta, assembleias sindicais em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco devem decidir pelo fim da paralisação – nos demais estados, a categoria decide sobre a questão até a próxima terça-feira, segundo a  Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

Os bancos já haviam melhorado a proposta de reajuste, mas um impasse sobre a compensação dos dias parados impedia o acordo, que só ocorreu após ficar acertado que a compensação será feita até 15 de dezembro, no máximo uma hora por dia. O reajuste dos salários será de 8%, com ganho real de 1,82% – no início da campanha,  a categoria pediu 11,93% de aumento. Já o piso inicial dos bancários, atualmente de 1 519 reais, receberá uma correção de 8,5%. Descontada a inflação, a reposição chega a 2,29%. O salário médio da categoria é de 4 740 reais.

Na tarde desta quinta-feira, um acordo quase foi fechado entre as partes, mas a Fenaban havia proposto estender o período de compensação dos dias parados durante a greve para 180 dias. A categoria não aceitou a proposta e a reunião foi paralisada por quase 10 horas. Durante a madrugada desta sexta, as partes voltaram a se reunir e acertaram o compromisso sobre a compensação dos dias parados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário