segunda-feira, outubro 07, 2013

Câncer de mama: Atividades físicas e reabilitação ajudam na retomada da vida normal.

Em julho de 2011, quando realizava um exame de rotina, a nutricionista Renildes Cardoso descobriu que tinha o tipo mais agressivo de câncer de mama, que ameaçava se espalhar pelo corpo.

Sem nunca ter desistido da chance de superar a doença, ela fez a cirurgia para retirar um quadrante da mama. Ao longo dos últimos dois anos, também fez radio e quimioterapia e, quando finalmente recebeu alta médica, descobriu que, por ter estado afastada por mais de dois anos, teria que se aposentar com apenas 53 anos.

“Sempre fui muito ativa e aquela situação foi dramática. Parecia que estava sendo punida por ter me afastado para cuidar de mim”, completa. Junto com a equipe de saúde que tratou do seu caso, Renildes lutou pelo direito de voltar a ter uma vida normal, depois de ter conseguido vencer o câncer. “Precisei brigar muito, mas com a rede de apoio que se formou em torno de mim, a religião, a família e o suporte psicológico, estou de volta!”, comemora.

De acordo com a oncologista Luciana Landeiro, do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), o retorno ao trabalho representa a retomada da vida para as mulheres que vivenciaram o câncer de mama. “O Brasil não possui dados sobre como é feita a reinserção das pacientes sobreviventes ao mercado de trabalho”, diz a médica, que está desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre o tema na Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário