quarta-feira, setembro 03, 2014

Senado libera venda de inibidores de apetite.

Decisão permite que os emagrecedores anfepramona, femproporex e mazindol voltem a ser comercializados no país.

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira o projeto de Decreto Legislativo 52/2014, que libera a venda de inibidores de apetite. A medida suspende uma decisão tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A decisão permite que as substâncias anfepramona, femproporex e mazindol voltem a ser comercializadas no país. Os medicamentos haviam sido retirados do mercado em outubro de 2011 por determinação da Anvisa. O órgão afirma que o uso das substâncias pode gerar mais efeitos negativos do que positivos.

Outra restrição derrubada pelo Senado envolve a sibutramina: o texto da Anvisa estabelecia que o tratamento deveria ser interrompido caso não surtisse efeito após quatro semanas. Além disso, o órgão limitou a dose máxima diária a 15 mg e restringiu o uso do medicamento a pessoas com índice de Massa corporal (IMC) de pelo menos 30, consideradas obesas.

Os inibidores de apetite são utilizados para combater a obesidade. Em vez de causar a queima de calorias ou a eliminação de gordura, eles reduzem a fome dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário