terça-feira, abril 28, 2015

UFRN formaliza parceria com empresa de Engenharia de Software.

A empresa Hirix Engenharia de Software Ltda é a mais nova empresa licenciada SIG UFRN. O momento da formalização oficial da parceria aconteceu na tarde desta segunda-feira, 27, e foi conduzido pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz, juntamente com membros da Superintendência de Informática (SINFO) e de sócios da empresa.

“Cada nova empresa que se junta à UFRN para propagar o sistema traz um diferencial. No caso, é a possibilidade oferecida pela empresa para uso pela SINFO de uma plataforma para ensino a distância, chamada Galileu. De qualquer forma, as empresas têm o compromisso de procurar desenvolver inovações dentro do próprio sistema. Então, temos mais uma empresa colaborando com o desenvolvimento institucional”, destacou a reitora.

A Hirix será a quarta empresa licenciada a poder explorar economicamente o sistema SIG UFRN. Desta forma, a empresa pode celebrar contratos com instituições públicas ou privadas, remunerando a UFRN nos termos da resolução 05/2013 do Conselho de Administração (CONSAD) da UFRN.

Segundo Salustiano Fagundes, um dos diretores da Hirix Engenharia, o foco será difundir o sistema no meio das instituições privadas, mostrando o diferencial administrativo que o uso das funcionalidades pode propiciar. O convênio firmado prevê o uso e a exploração econômica, por meio de licenciamento, pelo prazo de cinco anos.

Os Sistemas SIG-UFRN são constituídos pelo conjunto de aplicativos de Tecnologia da Informação (TI) desenvolvidos e mantidos pela Universidade por meio da Superintendência de Informática (SINFO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário