sexta-feira, outubro 02, 2015

Campanha deixa o Corinthians mais perto do título do Campeonato Brasileiro.

Que o Corinthians é favorito ao título do Campeonato Brasileiro qualquer torcedor sabe. A questão é quão favorito. Segundo modelo estatístico elaborado pelo Estadão Dados, o time paulista tem 90% de chances de ser campeão. Seu perseguidor mais próximo, o Atlético Mineiro, tem 7,7% de chances, e o terceiro colocado no campeonato, o Grêmio, tem 2,1%. Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo e Internacional têm menos de 0,1% de probabilidade.

Não dá para dizer que o campeonato esteja decidido, mas, comparativamente, o Corinthians tem 12 vezes mais chances de ser campeão do que o Atlético Mineiro e 41 vezes mais do que o Grêmio.

Esta vantagem triplicou graças à vitória do líder e ao empate do rival na última rodada. Antes de o Corinthians bater o Figueirense, suas chances de ser campeão eram de 76%, contra 19% dos atleticanos, até o time mineiro empatar com o Joinville. Antes da 28.ª rodada, as chances corintianas eram, portanto, 4 vezes maiores que as atleticanas. Dois pontos a mais na tabela e uma rodada a menos multiplicaram por três a vantagem relativa do Corinthians sobre o Atlético. 

O Estadão Dados computou 200 mil simulações para as 10 rodadas que faltam. É apenas uma amostra. As combinações de resultados em um campeonato como o Brasileirão, com 20 times e dois turnos, são 3 (resultados possíveis por partida) elevado à 10.ª potência (número de jogos por rodada), elevado à 38.ª potência (número de rodadas). O resultado é um número indizível, maior do que a quantidade estimada de átomos do universo conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário