quinta-feira, abril 27, 2017

Drogas, briga de facções e crimes passionais motivam maior parte dos homicídios no Estado.

O número de homicídios no Rio Grande do Norte em  2017 já chega a quase 800 e alarma a população, espalhando uma sensação de insegurança por todo Estado.  Mas, quem está morrendo nessas terras potiguares? O Portal No Ar decidiu destrinchar as estatísticas das mortes registradas e descobriu que 62% das pessoas assassinadas mantinham uma vida fora da lei.

A reportagem se prendeu aos números oficiais, apurada junto à Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). A coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) contabilizava até domingo passado, dia 23 de abril, 772 assassinatos. Destes, 479 foram de pessoas envolvidas com drogas e/ou com facções criminosas.

O crime tem aterrorizado o povo potiguar com a crueldade com que se executa desafetos. Exemplo dessa guerra foram as 26 mortes confirmadas no confronto entre duas facções dentro da Penitenciária Estadual Dr. Francisco Nogueira Fernandes, ou simplesmente Alcaçuz, em janeiro passado, que alçou o RN para as manchetes nacionais e internacionais.

Mais recentemente, na semana passada, a população ficou estarrecida com um vídeo divulgado pelos assassinos de duas jovens, e que foi gravado no momento em que elas foram executadas, em Parnamirim. Os sicários das mulheres aparecem ressaltando um suposto acerto de contas do submundo do crime como justificativa para a execução. O vídeo choca pela violência e frieza e termina com mais ameaças aos que “fecham” com a facção rival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário