quarta-feira, abril 26, 2017

Simpósio discute novo protocolo para o atendimento de casos de AVC Isquêmico no RN.

As novas terapias para o tratamento do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico serão discutidas por profissionais locais e de outras capitais brasileiras, durante o Simpósio AVC Isquêmico – Atendimento de Urgência. O evento acontece no próximo sábado (29), a partir das 8h, no Hotel Holiday Inn Natal e vai reunir neurologistas, neurocirurgiões, enfermeiros e representantes de operadoras de planos de saúde.

O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico é aquele que ocorre quando uma artéria que leva o sangue ao cérebro é obstruída. Até 2015, casos de isquemia cerebral eram tratados em sua maioria com a aplicação de um trombolítico, medicamento aplicado por injeção na veia capaz de dissolver o trombo ou coágulo que entope as artérias cerebrais. Hoje, médicos em todo o mundo discutem protocolos rigorosos e ágeis que possam minimizar e até eliminar possíveis sequelas. Um deles – ainda pouco conhecido e aplicado no Rio Grande do Norte – é o procedimento endovascular, utilizando um stent, que auxilia na retirada do coágulo que está obstruindo a circulação.

‘‘Esse tratamento já é realidade em outros países. No Brasil, capitais como São Paulo e Fortaleza já avançaram nessa área. Nosso desafio é formatar uma diretriz, um procedimento padrão, a ser desenvolvida nos hospitais potiguares, para encurtar o tempo de resposta em casos de AVCI’’, explica o neurocirurgião André Lima.

O médico ainda reforça que a janela de tempo para minimizar sequelas de AVC varia de 4h a 6h. Por isso as palestras, discussões e mesas redondas também abordarão o papel dos profissionais que atuam em serviços de urgência, como em Prontos-Socorros e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). ‘‘Em casos de AVC, a cada minuto de circulação interrompida, o cérebro perde um milhão de neurônios. Daí nossa preocupação em ter uma equipe de assistência médica apta a identificar os sinais e sintomas do AVC já nos primeiros minutos’’, esclarece.

Ao longo do evento serão debatidos temas como o uso da Neuroimagem no diagnóstico da doença; os tratamentos clínico e endovascular; a participação da enfermagem no atendimento do AVCI; além de apresentação de casos, como a experiência aplicada em Fortaleza no atendimento de urgência no AVC.

Dados do Ministério da Saúde revelam que o Acidente Vascular Cerebral é uma das principais causas de morte e de sequelas no Brasil. Somente em 2015 foram registradas 183,9 mil internações decorrentes do AVC, que representa ainda a primeira causa de óbito e incapacidade funcional no país. A estimativa é que uma em cada seis pessoas no mundo sofram com a doença, sendo o isquêmico responsável por cerca de 80 a 85% dos casos.

Entre os principais fatores de risco do AVC estão a hipertensão, diabetes e o colesterol. Além disso, o estresse e maus hábitos como fumo, álcool e sedentarismo têm aumentando a incidência da doença, em pessoas cada vez mais jovens, com menos de 40 anos de idade. Os sinais são dores de cabeça, com aparecimento súbito; dormência geralmente em um dos lados do corpo; perda de equilíbrio e paralisia; além de dificuldade para falar e enxergar.

O Simpósio AVC Isquêmico – Atendimento de Urgência é promovido pela Neurovascular – Clínica de Neurocirurgia, com o apoio da Sociedade Norteriograndense de Neurocirurgia, da Sociedade Norteriograndense de Neurologia Clínica, do Departamento de Neurocirurgia Endovascular da SBN e do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte. O evento conta com o patrocínio da Protech Medical, Litormed Produtos Médicos, Casa de Saúde São Lucas, Hospital do Coração, Hospital Geral e Maternidade Promater e Unimed Natal. Via PnoAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário