segunda-feira, setembro 02, 2013

Falsa sensação de relax do cigarro altera sono e a fisiologia do corpo.


Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina Charité Berlin, da Alemanha, mostrou que as pessoas que fumam têm mais distúrbios do sono e dormem menos do que os não fumantes. Isso porque a nicotina presente no cigarro atua como um estimulante do organismo, alterando o ritmo do sono. O estudo trabalhou sobre dois grupos distintos: 2.300 pessoas divididas entre fumantes e não fumantes, pontuando que dos usuários de cigarro pesquisados, 17% dormiam menos de seis horas contra 7% de não fumantes e 28% manifestavam dificuldades neste período contra 19% para os que não fumavam.

De acordo com a pneumologista Sylvia Machado, da equipe do setor de Prevenção do Núcleo de Oncologia da Bahia, isso acontece porque o cigarro, assim como o álcool, possibilita a falsa sensação de relaxamento e bem-estar. “O que é fisiológico no corpo de uma não fumante, como o sono, o apetite, a concentração e o desejo sexual, funciona de modo completamente alterado no cérebro de um fumante, onde os neurotransmissores já foram modificados com a ação da nicotina, por exemplo”, esclarece a médica.

A consultora do sono Renata Federighi ressalta que os usuários de cigarro não conseguem alcançar o estágio mais profundo do sono, uma vez que a fase mais leve é constantemente interrompida devido aos efeitos da nicotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário