quarta-feira, setembro 04, 2013

Rússia aceitaria ação militar se houver provas que Assad usou armas químicas.

Presidente sírio Bashar Assad

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que Moscou não descarta aceitar uma ação militar contra o regime do presidente sírio Bashar Assad se ficar demonstrado que ele usou armas químicas contra a população, em entrevista divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Kremlin.

Em seguida, o chefe do Kremlin destacou que só o Conselho de Segurança da ONU pode autorizar o uso da força militar contra um país soberano, já que todas as outras vias são “inadmissíveis e só podem ser qualificadas de agressão”.

“Se tivermos dados objetivos, exatos, sobre quem cometeu esses crimes, então haverá uma reação. Dizê-lo agora, de antemão, seria incorreto, assim não se atua em política”, disse o presidente russo, respondendo à pergunta de se Moscou iria continuar fornecendo armamento ao regime sírio.

Putin acrescentou que, em qualquer caso, a Rússia ocupará uma postura de princípios, que “consiste em que o uso de armas de aniquilação em massa é um crime”.

“Mas surgem outras perguntas. Se ficar demonstrado que a guerrilha usou armas químicas, o quê os EUA farão com os guerrilheiros? Que farão com os guerrilheiros seus patrocinadores? Deixarão de fornecer-lhes armas? Lançarão operações militares contra eles?”, perguntou Putin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário