quinta-feira, setembro 05, 2013

Jornal diz que papa ligou para Assad para pedir paz; Vaticano nega.

Uma reportagem do jornal argentino "Clarín" afirma, na edição desta quinta-feira (5), que o papa Francisco telefonou e conversou com o presidente sírio Bashar Assad. Segundo fontes do Vaticano ouvidas pelo jornal, o pontífice pediu para o líder sírio para com a repressão aos rebeldes e para adotar uma postura mais conciliadora.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, negou "categoricamente" que o papa tenha ligado para Assad nos últimos dias para mediar o conflito sírio. No entanto, outras fontes do Vaticano asseguram que Francisco está atuando nos bastidores para evitar um ataque militar na Síria.

O Vaticano afirmou nesta quinta que o papa escreveu uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, por ocasião da abertura da cúpula do G20 em São Petersburgo, na qual pede pela paz na Síria.

Na carta, o pontífice pede que os líderes mundiais "deixem de lado a busca inútil por uma solução militar" na Síria.

"Em vez disso, que haja um renovado compromisso de buscar, com coragem e determinação, uma solução pacífica através do diálogo e da negociação das partes, com o apoio unânime da comunidade internacional", disse o papa na carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário