segunda-feira, setembro 02, 2013

Indignada, Dilma cogita cancelar viagem aos EUA após denúncia de espionagem.

A presidente Dilma Rousseff está cogitando cancelar uma viagempara os Estados Unidos programada para outubro após denúncias de espionagem dos Estados Unidos. Segundo informações da "Folha de S. Paulo",  Dilma aguarda "explicações" satisfatórias de Barack Obama acerca das ações da NSA (Agência de Segurança Nacional) sobre

Ainda de acordo com a publicação, Dilma está não só "indignada", mas também "muito irritada", segundo assessores da área diplomática, porque sente-se "enganada" pelo governo norte-americano.  Afinal, quando surgiram as primeiras notícias sobre espionagem da agência americana no Brasil, os Estados Unidos garantiram que a atuação da NSA estava circunscrita a operações de "metadados", com cruzamentos de informações que seriam inclusive de interesse do governo brasileiro.

Não há data para uma decisão final sobre o possível cancelamento da viagem de Dilma aos EUA no mês que vem. No governo, assessores comentam que, sem uma resposta de Obama, Dilma não terá como viajar aos Estados Unidos e ficar "tirando foto" ao lado do americano. Segundo eles, seria o mesmo que o Brasil dizer, mundialmente, que não se importa em ser espionado.
(Com informações da "Folha de S. Paulo")

Nenhum comentário:

Postar um comentário