quarta-feira, abril 30, 2014

Infecções bucais podem agravar doenças cardiovasculares.

Pacientes com doença bucais têm maiores riscos de infarto em relação àqueles com boa saúde oral

Muita gente não sabe, mas problemas odontológicos podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A conclusão é baseada em estudos epidemiológicos, experimentais e clínicos. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) descobriram novas evidências de que inflamações na boca podem levar a problemas de saúde como infarto e derrame.

Segundo a cirurgiã-dentista Safira Andrade, pacientes com problemas sistêmicos devem ter atenção redobrada com relação à Saúde Bucal.  “A endocardite bacteriana (ou infecção bacteriana das válvulas cardíacas) é um problema cardiológico, decorrente de processos infecciosos, que muitas vezes têm origem na cavidade oral. Estudos também têm procurado demonstrar que indivíduos com doença periodontal ou periapical podem apresentar um aumento significativo do risco de desenvolver algumas doenças sistêmicas, incluindo a aterosclerose”, informa.

Um estudo recente da University College de Londres com 11 mil candidatos foi o primeiro a investigar a ligação entre o risco de desenvolver doenças sistêmicas e o número de escovações dentárias diárias. A pesquisa analisou informações sobre estilo de vida, frequência de visitas ao dentista e quantas vezes os candidatos escovavam os dentes ao dia. O estudo concluiu que o hábito de não escovar os dentes, ao menos duas vezes ao dia, contribui para ter mais chance de desenvolver doenças cardíacas.

Doença periodontal.
A doença periodontal é um estado inflamatório nos tecidos de sustentação dos dentes e sua severidade está relacionada às espécies bacterianas (tipos de bactérias) e à resposta do hospedeiro. A literatura atual indica que a doença periodontal pode agravar doenças cardiovasculares, diabetes e induzir partos prematuros, além de ser possível causa de endocardite bacteriana, pneumonias e abscessos cerebrais.

Pacientes cardiopatas devem receber atenção multidisciplinar. Segundo Dra. Safira, “O trabalho sempre deve ser em conjunto entre médico e cirurgião-dentista, com foco na prevenção. As pessoas mais propensas geneticamente ou que possuam algum fator de risco por hábitos, devem apostar na prevenção odontológica”, Salienta Safira.

A cirurgiã lembra ainda que pacientes com doença periodontal devem receber maior atenção no tratamento e controle desta enfermidade, através de profilaxia e limpeza realizada por um dentista. “Para pacientes de risco é importante consultar um dentista ao menos duas vezes ao ano” Conclui a cirurgiã-dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário