quarta-feira, maio 20, 2015

Bin Laden fazia formulários para novatos, era obcecado por segurança e queria foco nos EUA.

A CIA liberou 103 documentos encontrados no local onde Osama bin Laden se escondia e foi morto no Paquistão. O terrorista saudita queria que a al-Qaeda parasse de se preocupar com disputas regionais e se focasse em matar americanos. Ele debatia táticas, tinha enorme preocupação com a espionagem americana e ainda criava formulários como um autêntico diretor de recursos humanos.

“O foco deveria estar em matar e combater o povo americano e seus representantes”, escreveu Bin Laden em uma carta encontrada pelos Seals da Marinha e entregue à CIA. "Deveríamos parar com ataques contra o Exército e a polícia no Oriente Médio, especialmente no Iêmen".

— À época de sua morte, Bin Laden queria operações em larga escala, enquanto outros líderes acreditavam que operaçõs menores, como ataques de lobos solitários, teriam mais sucesso para fazer o Ocidente sofrer — disse à AFP um analista da CIA sob anonimato.

Outras cartas mostram um apelo de Bin Laden aos americanos, criticando o governo de George W. Bush por insistir em uma guerra na qual "os próprios soldados estão cometendo suicídio".

A Direção de Inteligência Nacional também divulgou um vídeo com uma de suas cartas sendo lida. Via g1.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário