quinta-feira, setembro 03, 2015

Nature publica artigo de professor da UFRN sobre câncer de próstata.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o segundo tipo de câncer mais comum entre homens no mundo é o de próstata. Do 1,1 milhão de casos diagnosticados em 2012, quase 70% o foram em regiões mais economicamente desenvolvidas – o que pode indicar uma associação entre a incidência da doença e o estilo de vida ocidentalizado.

Para investigar a ligação, o professor do Instituto de Química da UFRN Kássio Michell Gomes de Lima e pesquisadores da Universidade de Lancaster e dos Central Lancashire Teaching Hospitals, do Reino Unido, fizeram a análise espectroscópica de amostras humanas do tecido da próstata, coletadas de 1983 a 2013, e detectaram a progressão dos marcadores biológicos associados ao desenvolvimento do câncer de próstata. O artigo resultante foi publicado na conceituada revista científica Nature.

As principais alterações detectadas pelo estudo foram na região de informação do DNA e do RNA, relacionadas ao silenciamento (metilação) de genes. A demetilação global do genoma em paralelo à hipermetilação de alguns genes supressores de tumor está associada ao desenvolvimento da doença.

Mudanças de estilo de vida nos últimos 30 anos que podem estar associadas ao câncer de próstata abarcam dieta e atividade física, obesidade, diabetes, hipertensão, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas. Um aprofundamento da pesquisa na área pode ajudar a identificar hábitos que podem ser ajustados para prevenir a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário