quinta-feira, setembro 03, 2015

Escavações no Forte dos Reis Magos resgatam objetos do século 17.


Um pequeno pedaço da história do Rio Grande do Norte foi encontrado durante escavações feitas no Forte dos Reis Magos com o resgate de peças datadas do século 17. Entre elas, estão materiais bélico como projéteis esféricos de chumbo, utilizadas possivelmente em pistolas, além de moedas cunhadas durante o Primeiro Império, sendo a mais antiga do ano de 1827, no valor de 20 réis.

As escavações foram feitas no período compreendido entre dezembro de 2013 e julho de 2014 e contaram com investimentos no valor total de R$ 121.483,82

As escavações resultaram no resgate de mais de mil peças, no geral, materiais relacionados à construção do Forte, como pregos e dobradiças; material bélico como projéteis de chumbo utilizados possivelmente em pistolas e arcabuzes – arma portátil inventada por volta de 1440, com quase cinco quilos e calibre na faixa de 15 a 20 milímetros.

Durante as pesquisas, os escavadores encontraram ainda material de vestuário e de uso pessoal, sendo resgatados botões, vidros, cachimbo e peças de jogos de tabuleiro.

Objetos ligados à alimentação, como peças de cerâmica, faiança (forma de cerâmica branca) e porcelana também estão entre os artefatos resgatados. Destacam-se as peroleiras, que além da função de transporte e armazenamento de produtos foram reutilizadas como utensilio de cozinha, especificamente voltado para o preparo de alimentos.

De acordo com Andréa Costa, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico no RN (Iphan-RN), o objetivo da pesquisa foi reproduzir conhecimento científico sobre a construção histórica de modo a compreender as distintas adaptações estruturais sofridas pelo Forte ao longo dos séculos. Via PnAr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário