terça-feira, setembro 01, 2015

Parabéns, Corinthians! Veja 16 curiosidades sobre o alvinegro.

Wikipedia

1 Para inglês ver.

O Sport Club Corinthians Paulista foi fundado em 1º de setembro de 1910 por operários do bairo do Bom Retiro, em São Paulo. O nome foi inspirado na equipe inglesa Corinthian F.C., que excursionava pelo Brasil vencendo todos os jogos.
Reprodução/Relíquias do Futebol
Reprodução/Relíquias do Futebol

2 Peladas na terra.

Foi num campo de terra no Bom Retiro que o Corinthians jogou durante os primeiros anos. Em 1918, o time inaugurou seu primeiro estádio, o Ponte Grande, localizado à margem do rio Tietê, onde atualmente está o Centro Esportivo e de Lazer Tietê, da prefeitura de São Paulo
Google Earth
Google Earth

3 São Jorge.

Em 1926, o clube comprou um terreno no bairro Parque São Jorge, distrito do Tatuapé, e construiu um novo estádio, financiado pelo comerciante Alfredo Schürig e outros sócios. O campo, conhecido como Parque São Jorge ou Fazendinha, tem o nome oficial de Estádio Alfredo Schürig e comporta 18 mil torcedores. Além do campo de futebol, o complexo do Parque São Jorge reúne um conjunto aquático, ginásio poliesportivo, quadras, salões de festas, academia de ginástica, centro de preparação de atletas, capela, restaurantes e o memorial do clube
Divulgação/Corinthians
Divulgação/Corinthians

4 Casa nova.

Em 2014, o Corinthians inaugurou seu estádio atual, a Arena Corinthians, chamado pela imprensa e torcedores adversários de Itaquerão, com capacidade para mais de 44 mil pessoas. O terreno foi cedido ao clube pela prefeitura em 1978, e depois de diversas mudanças de planos, a construção começou em 2011. O estádio sediou a abertura da Copa do Mundo de 2014.
Reprodução/Arquivo
Reprodução/Arquivo

5 Calções de saco.

O primeiro uniforme do time consistia de camisetas bege (cor do uniforme do time inspirador) e calções brancos, feitos de sacos de farinha. Somente dez anos depois, em 1920, a diretoria teve dinheiro para comprar calções pretos e camisas brancas.
Reprodução/Pakosiando
Reprodução/Pakosiando

6 Sem distintivo.

Durante os primeiros anos de atividade, o time não teve um escudo. A primeira versão foi criada em 1913, com as letras C e P entrelaçadas. O emblema passou por diversas alterações até chegar ao desenho atual, como as estrelas representativas de quatro títulos nacionais e um mundial, que foram retiradas da camisa em 2011.
Reprodução/Prof. Cirio Simon
Reprodução/Prof. Cirio Simon

7 Porta-bandeira.

Em 1919, o escudo trazia um círculo preto, com o nome do clube e data de fundação, e a bandeira do Estado de São Paulo. Em 1937, o presidente da República Getúlio Vargas mandou queimar as bandeiras estaduais para valorizar o estandarte nacional e, durante oito anos, a única bandeira estadual vista foi a de São Paulo, no uniforme do Corinthians.
Washington Alves/Exemmplus/COB
Washington Alves/Exemmplus/COB

8 Continue a remar.

Durante a década de 1930, o remo foi um esporte de grande importância no clube, e em 1940, o escudo oficial ganhou elementos náuticos, com uma âncora, uma boia e dois remos. Ainda hoje o remo é uma modalidade de destaque no Corinthians, tendo como nome principal o atleta Gabriel Campos, que participou do Pan 2015, em Toronto.
Leonardo Soares/UOL
Leonardo Soares/UOL

9 Timão, ê ô.

Em 1966, no meio de um jejum de títulos de 14 anos, o clube teve uma verba recorde para contratação de jogadores, e o jornal "A Gazeta Esportiva" começou a usar a expressão "Timão do Corinthians". A torcida gostou e adotou o apelido para o time.
Almeida Rocha/Folha Imagem
Almeida Rocha/Folha Imagem

10 D'Artagnan.

O mosqueteiro, mascote do clube, também teve origem na imprensa. Em 1929, o jornal "A Gazeta" noticiou a vitória sobre uma equipe argentina com o título "O Corinthians venceu com fibra de mosqueteiro".
Folhapress
Folhapress

11 Democracia.

Em 1982, o diretor de futebol Adilson Monteiro Alves começou a valorizar a opinião dos jogadores na gestão do time, e um grupo de atletas politizados, liderado pelo ídolo Sócrates, idealizou a Democracia Corintiana. No sistema de autogestão, jogadores, comissão técnica, funcionários e diretoria tomavam as decisões em conjunto, por votos.
Reprodução/TVBrasil/EBC
Reprodução/TVBrasil/EBC

12 Time do povão.

O primeiro presidente do clube, Miguel Battaglia, afirmou em 1910: "O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time". A previsão se confirmou, e a popularidade do Corinthians levou o cineasta Amácio Mazzaropi a lançar o filme "O Corintiano", em 1966.
Reprodução/Loucosporti
Reprodução/Loucosporti

13 Corintiana roxa.

Elisa Alves do Nascimento foi a torcedora símbolo do Corinthians durante décadas. Nascida no mesmo ano do clube, a empregada doméstica Elisa assistiu a todos os jogos do Timão entre 1954 e 1987; sempre que possível, na arquibancada do estádio. A corintiana fanática chegou a participar do filme "O Corintiano", com Mazzaropi.
Reprodução/Imortais do Futebol
Reprodução/Imortais do Futebol

14 Hino.

Em 1930, foi gravado o primeiro hino do Corinthians, composto por Eduardo Dohmen e La Rosa Sobrinho, mas a torcida não curtiu muito. Só em 1953, com a gravação de "O Campeão dos Campeões", de Lauro D'Ávila, é que a fiel se viu representada. No ano seguinte, com a conquista do Campeonato Paulista do 4º Centenário, o hino caiu de vez na boca do povo - até quem é anti sabe a letra.
Wikipedia
Wikipedia

15 Torcidas.

Corinthians e Flamengo disputam pau a pau o título de maior torcida do Brasil. Pesquisa do Datafolha de 2014 traz o Flamengo à frente, com mais de 36 milhões de torcedores pelo país, e o Corinthians logo atrás, com 28 milhões, mas os números são contestados pelos corintianos. Quando se trata de torcidas organizadas, a Gaviões da Fiel está na frente, com mais de 100 mil associados, e a Mancha, do Palmeiras, aparece em segundo lugar, com 90 mil sócios.
Reprodução/Brincando de Viver
Reprodução/Brincando de Viver

16 "Invendável e imprestável"

O personagem mais marcante da história do Corinthians foi Vicente Matheus, presidente do clube em oito mandatos. Figura folclória, ficou marcado por declarações com erros de português, propositais ou não, que se tornavam engraçadas e ajudavam a manter o time na mídia. Algumas das frases atribuidas a Matheus: "Quem está na chuva, é para se queimar"; "O Sócrates é inegociável, invendável e imprestável"; "Jogador tem que ser um bicho completo como o pato: aquático e gramático"; "Comigo ou sem migo, o Corinthians será campeão". Quando não pôde mais se candidatar, impulsionou a eleição da mulher, Marlene Matheus, uma bailarina de flamenco.Via Bol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário