quinta-feira, outubro 08, 2015

Svetlana Alexievich vence Nobel de Literatura 2015.

A escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, de 67 anos, foi anunciada na manhã desta quinta-feira (8) vencedora do Nobel de Literatura 2015. Ela é a 14ª mulher a vencer o prêmio. A escolha foi divulgada em um evento na cidade de Estocolmo, na Suécia. Além do título, a escritora ganha 8 milhões de coroas suecas.

Segundo o comitê da premiação, Alexievich foi escolhida por sua "obra polifônica, um monumento do sofrimento e da coragem em nosso tempo". Sem títulos publicados no Brasil, o livro mais famoso da autora é "Voices from Chernobyl", que reúne entrevistas com testemunhas da maior catástrofe nuclear da história.

"Acabo de informá-la", afirmou Sara Danius, secretária da Academia Sueca, ao canal público SVT. "Ela disse apenas uma palavra: Fantástico!", completou. "É uma grande escritora, que encontrou novos caminhos literários", disse Danius.

Entre seus livros traduzidos para o inglês, estão "Zinky Boys: Soviet Voices from a Forgotten War" (1992), "Zinky Boys: Soviet Voices from the Afghanistan War" (1922), "Voices from Chernobyl: Chronicle of the Future" (1999) e "Voices from Chernobyl: the Oral History of a Nuclear Disaster" (2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário