sexta-feira, novembro 06, 2015

Ministro do STF vota a favor da atual classificação indicativa para rádio e TV.

Ontem quinta-feira (05), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor da continuação das atuais regras sobre a classificação indicativa que pune as emissoras de rádio e TV que levem ao ar programas fora dos horários preestabelecidos pelo Ministério da Justiça. Seis dos onze ministros do tribunal ainda irão votar. Logo, ainda não foi definido se haverá mudanças.

O julgamento iniciou em 2011, com quatro votos pelo fim da punição às emissoras. Após o voto de Fachin, o ministro Teori Zavascki pediu vista, adiando novamente a decisão para data indeterminada.

Entretanto, todos os ministros que votaram até o momento defenderam a continuidade da classificação. Isso significa que, no início dos programas, o canal deve mostrar qual a faixa etária para as imagens que serão exibidas, podendo levar multa na falta da informação. Desse modo, espera-se que a classificação indicativa permaneça, mas com liberdade de horários.

Fachin disse hoje que não se pode permitir qualquer possibilidade de censura prévia. Além disso, contou também que o Estado não pode impor o que é melhor para a sociedade. “Da exibição de programa sem classificação ou em desacordo com a faixa horária cabe sanção, segundo o artigo do ECA” contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário