sábado, novembro 07, 2015

RN deve fechar 2015 com redução do número de assassinatos em 8%.

O Rio Grande do Norte deve fechar o ano de 2015 com uma redução de 8% nos números de CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais) em relação ao ano de 2014. O percentual está acima do valor mínimo estabelecido pelo Ministério da Justiça que é de 5%.

A estimativa foi apresentada nesta sexta-feira (06) pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), órgão ligado a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), que aponta ainda reduções significativas nas duas maiores cidades do estado. Natal e Mossoró registraram 15,21% e 17,90% de redução de CVLIs, respectivamente.

De acordo com Ivênio Hermes, Coordenador do Coine, a redução poderia ser bem maior e ultrapassar os 19%, percentual conquistado entre os meses de março e abril deste ano. Porém, segundo ele, a crise deflagrada no sistema penitenciário do estado fizeram com que os números voltassem a subir.

Ainda segundo o especialista, somente este ano, foram registradas 23 mortes dentro das unidades prisionais do estado e outros 122, considerados egressos, envolvendo ex-presidiários ou encomendados de dentro dos próprios presídios. “Um número de 10% dos crimes violentos letais intencionais ocorridos em 2015 tem relação com o sistema prisional”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário