Desde a noite da quarta-feira, 31, uma
mudança na política de monetização de vídeos no YouTube veio à tona após
a reclamação de alguns youtubers dos Estados Unidos. De acordo com as
novas regras, vídeos com conteúdo “pouco apropriado para anunciantes”
não terão mais os anúncios no início e, portanto, não vão gerar lucro
para os canais.
A política já havia sido anunciada no
ano passado, mas parece que só agora está sendo aplicada. O youtuber
Philip De Franco foi o primeiro a falar sobre o assunto, e revelou, via
Twitter, que 12 de seus vídeos foram desmonetizados sem aviso prévio de
acordo com as novas regras.
Depois disso, a hashtag
#YouTubeIsOverParty tomou conta do Twitter americano, e é um dos tópicos
mais comentados desta quinta, 1, e outros youtubers também expuseram
problemas relacionados à mudança.
Entre os conteúdos que são considerados
“não amigáveis para anunciantes”, estão conteúdo sexual, como nudez e
humor relacionado a sexo; apologia às drogas; discurso de ódio e temas
controversos, como guerra, política, desastres naturais e tragédias. A
medida causou revolta nas redes e muitos querem uma posição da
plataforma de vídeos.
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