sexta-feira, setembro 02, 2016

UFRN concede título honoris causa a físico americano.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entrega o título de doutor honoris causa ao físico americano Harry Eugene Stanley, no dia 6 de setembro, às 20h, no auditório Jacarandá do Hotel Praia Mar, em Ponta Negra. O evento faz parte do Encontro Nacional de Física, realizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), que acontece a partir do dia 3, com atividades nos hotéis Praiamar, Rifoles e Pontalmar.

De acordo com o artigo 139 do Regimento Interno da Reitoria, o título de doutor honoris causa é concedido a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o progresso das ciências, letras ou artes e aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade, o país, ou ainda que tenham oferecido relevantes serviços à Universidade. Esse título de outorga foi aprovado pelo colegiado superior da UFRN em 26 de novembro de 2015.

A presença no evento deve ser confirmada no e-mail: cerimonial@reitoria.ufrn.br.

Premiações
Por suas contribuições à ciência, o físico recebeu em 2004 a Medalha Boltzman, concedida pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) e o prêmio Julius Edgar Lilienfeld, da Sociedade Americana de Física, em 2008. Harry Stanley é membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, da Academia Brasileira de Ciências e membro honorário da Sociedade de Física Húngara.

O professor já foi consagrado com oito títulos honoris causa, concedidos pela Universidade Bar-Ilan de Ramat Gan, em Israel; a Universidade Eotvos Lorand, em Budapeste; a Universidade Northwestern, nos Estados Unidos; a Universidade de Messina e o Instituto de Estudos Avançados IMT Lucca, ambos da Itália. Além das Universidades de Liège, na Bélgica; de Dortmund na Alemanha e de Wroclaw na Polônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário