sábado, setembro 03, 2016

Físico estaduniense recebe título de doutor honoris causa da UFRN.

Na próxima terça-feira, 06, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fará a entrega do título de doutor honoris causa ao físico estadunidense Harry Eugene Stanley, um dos pioneiros da ciência interdisciplinar, referência mundial para a Física e articulador, parceiro e colaborador desde a década de 70 para a produção científica de professores do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da universidade. A assembleia universitária será às 20h, em auditório do Hotel PraiaMar, e consta da programação de encerramento do Congresso Internacional de Física.

A concessão do título honorífico foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em 25 de novembro de 2015 e oficializada através da Resolução 026/2015. O relator embasou o seu voto realçando o reconhecimento de várias universidades do mundo, com a outorga de nove títulos de doutor honoris causa ao homenageado; a capacidade de interlocução e produção acadêmica do pesquisador, o que gerou trabalhos de expressiva contribuição para diversos campos científicos, constituindo-se em estudos referenciais; a quantidade de citação do autor em trabalhos científicos e a contribuição acadêmica, dimensionada pela publicação de mais 1.100 artigos e dezenas de livros.

Contribuições do homenageado
O artigo 139 do Regimento Interno da Reitoria da UFRN disciplina a concessão do título de doutor honoris causa, estabelecendo que a distinção é concedida a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes e aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade, o país, ou prestado relevantes serviços à Universidade.

A concessão faz jus à colaboração de Harry Stanley a pesquisadores do mundo e do Brasil. No tocante à UFRN, por exemplo, o novo doutor honoris causa contribuiu para a produção científica de um grupo de pesquisadores da Física, entre eles os professores Liacir dos Santos Lucena, Luciano Rodrigues da Silva e Madras Viswanathan Ganhdi Mohan.

O professor Harry Eugene Stanley é membro da Academia Nacional de Ciências dos EUA, da Academia Brasileira de Ciências e membro honorário da Sociedade de Física Húngara. Por suas contribuições à ciência, recebeu em 2004 a Medalha Boltzman, concedida pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap) e o prêmio Julius Edgar Lilienfeld, da Sociedade Americana de Física, em 2008. Stanley é honoris causa de universidades como as de Dortmund (Alemanha), Northwestern (EUA), Messina (Itália) e Instituto de Estudos Avançados IMT Lucca (Itália).

Um dos fundadores da econofísica, o professor Harry Eugene Stanley contribuiu para o entendimento de sistemas complexos, tais como mensurar as correlações entre os componentes de um cérebro com Alzheimer, as flutuações em sequências de DNA codificante e não codificante, bem como os intervalos entre os batimentos de um coração doente e de um saudável. Atualmente pesquisa o comportamento anômalo da água líquida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário