sexta-feira, setembro 02, 2016

Físicos da UFRN publicam artigo em revista internacional.

Os professores do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Felipe Bohn e Marcio Assolin Corrêa publicaram um artigo na revista científica Physical Review Letters sobre ruídos magnéticos de filmes finos ferromagnéticos, com espessuras de 10 micrômetros até 10 nanômetros.

A pesquisa foi feita em colaboração com pesquisadores internacionais e com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O tema é um grande desafio a comunidade científica, devido aos avanços tecnológicos proporcionados e ao potencial de aplicação desses sistemas magnéticos nanoestruturados em estudos da dinâmica de paredes de domínio e do ruído magnético, induzido durante o movimento das paredes, conhecido como ruído de Baukhausen.

No caso particular, os teóricos da colaboração internacional desenvolveram, há poucos anos, um modelo que tentava explicar esses dois parâmetros das avalanches (do ruído Baukhausen), enquanto toda a parte experimental da pesquisa vem sendo desenvolvida na UFRN e no CBPF.

Em seu artigo publicado na revista, os pesquisadores apresentam pela primeira vez uma comparação quantitativa entre experimentos do ruído de Barkhausen e recentes previsões teóricas obtidas a partir de teoria de avalanches para interfaces aprisionadas. Para conferir a publicação basta acessar este link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário