terça-feira, março 14, 2017

Professores da UFRN publicam em revista da Royal Society of Chemistry

O grupo de Biofísica da UFRN, liderado pelos professores Eudenilson Albuquerque e Umberto Fulco, acabam de publicar dois trabalhos científicos na revista RSC Advances, editada pela Royal Society of Chemistry sediada em Cambridge, Inglaterra. Ambos os trabalhos usam técnicas de modelagem computacional na área de Química Medicinal.

No primeiro deles, A quantum chemistry investigation of a potential inhibitory drug against the dengue virus foram investigados os aspectos geométricos e as energias de ligação entre o inibidor peptídico Bz-nKRR-H com um potencial alvo da dengue, o NS2B-NS3 protease, um passo crucial no entendimento de drogas antivirais da dengue. Este trabalho faz parte da tese de doutorado da estudante Gabriela Ouriques, contando também com a participação do professor Jonas Oliveira e dos estudantes de doutorado J.X. Lima Neto e Jéssica Vianna.

O outro trabalho, Quantum binding energy features of the T3-785 collagen-like triple-helical peptide estuda biomateriais à base de colágeno, um componente essencial da maioria dos tecidos do corpo humano, desempenhando funções importantes, como a preservação de sua estrutura, forma e características físicas. O perfil de energia encontrado retratou um caráter essencialmente atrativo e estável, encorajando pesquisas voltadas para o desenvolvimento e síntese de colágeno com alta estabilidade para aplicações de bioengenharia. Este trabalho fez parte da dissertação de mestrado da estudante Katyanna Bezerra, contando também com a participação do professor Jonas Oliveira e do estudante de doutorado J.X. Lima Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário