terça-feira, dezembro 15, 2009

Governo vai construir cisternas em municípios do RN


A construção de novos reservatórios vai atingir um universo de 50 mil pessoas até junho de 2010.
Com o objetivo de disponibilizar o acesso à água para as famílias que sofrem com os efeitos da seca, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), firmou convênio com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac) para a construção de 1.150 cisternas em 13 municípios da região do semi-árido potiguar.

Cada cisterna terá a capacidade de armazenar 16 mil litros de água, garantindo o abastecimento de uma família de até oito membros por um ano. As famílias beneficiadas estão participando de um curso de capacitação para aprender a gerenciar os recursos hídricos disponíveis.

O projeto é uma continuação do Programa Cisternas, do Ministério do Desenvolvimento Social, que em parceria com o Governo do Estado e Seapac, já construiu mais de quatro mil reservatórios de armazenamento de água em 64 municípios do Rio Grande do Norte.

O novo convênio firmado com o Seapac é da ordem de R$ 1,8 milhões, e compreende toda a parte de capacitação e construção das cisternas.

Nessa etapa do projeto, serão beneficiados os municípios de Assu (50), Acari (50), Cruzeta (60), Cerro Corá (100), Carnaubais (50), Jardim do Seridó (90), Lajes (100), Santana do Matos (100), Serra Negra do Norte (300), São Fernando (40), São João do Sabugi (60), Severiano Melo (70) e Triunfo Potiguar (80), ampliando de quatro mil para 5.150 o número de cisternas. A construção de novos reservatórios vai atingir um universo de 50 mil pessoas até junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário