segunda-feira, dezembro 14, 2009

Secretaria de Saúde alerta para cuidados preventivos no verão

A Secretaria Estadual de Saúde Pública, através do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta segunda-feira (14) o boletim de acompanhamento epidemiológico da dengue. Desde 1º de janeiro de 2009 foram notificados 3.577 casos da doença no Rio Grande do Norte (17 de Febre Hemorrágica de Dengue), alem de três óbitos. Em relação ao mesmo período do ano passado quando foram notificados 43.552 houve uma redução de 91,7% dos casos.

A coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Sesap, Kristiane Fialho, alerta que a população deve continuar com os cuidados para não haver aumento significativo no inicio do ano, “como no mês de janeiro há ocorrências de chuvas de verão, é preciso que todos fiquem atentos para não acumular água parada em casa, para evitar a reprodução do mosquito da dengue e o aumento dos casos”.

Entre os cuidados preventivos que devem ser observados, Kristiane Fialho destaca a lavagem da caixa d´água, cobrir as calhas do telhado, bom acondicionamento do lixo, entre outras formas de evitar possíveis criadouros do Aedes Aegypt. No caso de apresentar sintomas da doença, as pessoas devem procurar o serviço médico e na se auto-medicar.
Em 2010, o Programa Estadual de Controle da Dengue já tem programado ações no RN, entre as quais a capacitação de enfermeiros sobre o manejo da dengue e capacitação para os agentes de saúde que atuarão no carro-fumacê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário